Você faz aquecimento vocal antes de um trabalho artístico?

WhatsApp Image 2018-08-16 at 17.32.54 (1)

Você já ouviu falar sobre aquecimento vocal, mas você sabe o que é isso?

O aquecimento vocal é tão importante quanto ensaiar uma peça. Ele te dá conforto para utilizar sua voz da melhor forma, de acordo com a entonação que a personagem pede

Geralmente quando fazemos qualquer atividade física (pular, correr, nadar) primeiramente fazemos um aquecimento, por exemplo, nenhum jogador de futebol entra no campo direto para o jogo, sempre aquece no início. Dessa mesma forma, quando iremos utilizar a voz precisamos passar pelo aquecimento vocal, antes da atividade artística.

“Assim como um jogador de futebol, você precisa aquecer a voz antes de usá-la em um espetáculo.”

Isso ocorre porque diferentemente de um instrumento musical (violão, por exemplo), nossa voz depende de um sistema complexo que envolve respiração, músculos, articulação, circulação sanguínea e uma série de fatores fisiológicos que precisam ser estimulados e estar funcionando em sintonia, o equilíbrio da orquestra do corpo humano!

A respiração costodiafragmática como aquecimento vocal

respiração

A respiração é o motor desse som, a primeira fonte da manifestação vocal, desta forma exercícios de respiração, são fundamentais para iniciar o aquecimento vocal. Para isso é fundamental compreendermos a respiração costodiafragmática. Para fazê-la vamos utilizar um músculo chamado diafragma que fica localizado entre a cavidade torácica e abdominal. Este padrão respiratório é o mais indicado, pois utiliza uma musculatura forte o suficiente para sustentar o canto. Essa respiração proporciona maior capacidade de captar oxigênio para os pulmões e, consequentemente, maior tempo de sustentação das notas da música e retira a sobrecarga dos músculos do pescoço e laringe.

Para realizar a respiração costodiafragmática é necessário ficar em uma postura adequada (pescoço alinhado e sem tensões). Colocar as mãos sob a última costela e puxe o ar pelo nariz expandindo a barriga (não exagerar no movimento de expansão). Tentar observar o movimento das costelas abrindo levemente. Sendo fundamental, cuidar para que seus ombros não levantem enquanto ocorre a inspiração. E por último soltar o ar pela boca, calmamente, tentando observar a barriga, diminuindo à medida que o ar vai saindo.

Além dos exercícios de respiração, existem exercícios vocais mais conhecidos como exercícios com emissão de som. O ar sai dos pulmões e passa pela laringe onde existem as famosas pregas vocais. As pregas então vibram emitindo um som ainda muito fraquinho, que posteriormente é amplificado na caixa torácica e na cabeça. Para as pessoas que desejam usar a voz profissionalmente no meio artístico todo esse processo deve ser estudado em detalhes.

Marcello Boffat
Preparador vocal Marcello Boffat no 26º MGT O Encontro

Os exercícios de técnica vocal são direcionados para em primeiro lugar, conscientizar o artista de todas as possibilidades que tem a sua voz, tanto em questão de altura (do grave ao agudo) como em relação timbre. Mais tarde, estes vocalizes também servem para moldar o tipo de som que se quer emitir, a sua qualidade, para cada momento diferente.

Um deles é a emissão do som nasal com os lábios fechados, como se fosse mastigar o “m”, por aproximadamente 10 segundos. Este exercício tem o objetivo de encontrar o local correto da ressonância para que a voz seja projetada mais longe.

Outro exercício possível é o de vibração de língua, que pode ser feito como se fosse falar uma longa letra “r”. Ou vibrando os lábios (parecido com crianças imitando o som de um motor de carro), e deixando o som vocal sair junto com essa vibração. Estes exercícios têm a finalidade de “massagear” o trato vocal e relaxar o mesmo. Ambos os exercícios podem ser feitos acompanhando escalas musicais ou mesmo melodias. Sendo importante apontar, que dicas elencadas acima não podem substituir o fonoaudiólogo, portanto entre em contato, e agende um encontro com o fonoaudiólogo mais próximo de sua região.

 

Thereza RachelConheça o Grupo MGT – o Grupo que lança novos talentos artísticos.

Fale com Thereza Cruvinel   (therezarachelcruvinel1@gmail.com)

whatsapp (62) 99168-3625 – Goiânia/GO

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Gostou deste ?

Nós temos muito mais para você!

Junte-se ao nosso time de assinantes, deixe abaixo seu nome e e-mail
assim que tivermos novidades iremos te avisar!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Deixe uma resposta

Fechar Menu