A fonoaudiologia para artistas é importante?

A fonoaudiologia para artistas é importante?

Vamos falar sobre fonoaudiologia para artistas? TV, rádio, teatro, shows, stand ups, o que seria deles sem a voz e o que seria da sua voz sem o cuidado necessário?

fonoaudioNa sua opinião, qual é a importância da fonoaudiologia para artistas, ou no meio artístico? Para quem não sabe, essa é uma área da saúde que afeta diretamente os artistas que utilizam a voz para trabalhar, ou seja, é essencial para o universo artístico. O fonoaudiólogo é um profissional de saúde com graduação plena, que é responsável pela promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da audição, linguagem, voz, fluência, articulação, motricidade orofacial e deglutição.

A fonoaudiologia para artistas é fundamental, pois está presente em todos os segmentos artísticos 

A fonoaudiologia está para o meio artístico, assim como o educador físico está para o esporte. O fonoaudiólogo atua nos veículos de comunicação (rádio, TV, teatro), promovendo o sucesso comunicativo.  O trabalho em fonoaudiologia para artistas é fundamental, pois concretiza o equilíbrio entre voz e emoção, realizando a orientação e a educação vocal. Buscando o controle da voz sem perder a espontaneidade, totalizando desta forma a arte da comunicação.

fono para artistasEntretanto, nem sempre no meio artístico há um trabalho fonoaudiológico, e desta forma problemas vocais começam a aparecer, e são como uma bola de neve, assim quanto antes trabalhado, melhores os resultados. A redução dos abusos vocais é possível quando seguida de boa orientação.

As pessoas expressam-se pela fala e de acordo com os momentos, estado emocional, intenções e motivações. Desta forma a prosódia (altura, intensidade, ressonância) compõe a voz. A voz passa credibilidade aos personagens, por meio de suas sutilezas, características, e intenções, assim dá veracidade à interpretação.

A fonoaudiologia vem a ensinar o artista buscar hábitos que favoreçam a saúde da voz e concretizem a higiene vocal (hidratação, relaxamento do aparelho fonador e aquecimento vocal).

Sendo importante salientar, que dicas e vídeos encontrados nas redes sociais, e mídias em geral, não podem substituir o fonoaudiólogo, portanto entre em contato, e agende um encontro com o fonoaudiólogo mais próximo de sua região.

artistas

  mgt o encontro

Thereza Rachel

 

Conheça o Grupo MGT – o Grupo que lança novos talentos artísticos.

Fale com Thereza Cruvinel   (therezarachelcruvinel1@gmail.com)

whatsapp (62) 99168-3625 – Goiânia/GO

 

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta