Blog Projeto Passarela

Voltar

Dicas Para se Dar Bem Num Teste de Elenco

05 dicas para se dar bem num teste de elenco
Por Diego Duda

Independente se o teste de elenco é para publicidade, TV, teatro ou cinema, algumas regras são praticamente universais. Confira cinco dicas para se dar bem num teste de elenco.

1 – Se informe sobre o teste com antecedência

Todo teste de elenco, seja para publicidade, teatro, TV ou cinema, te dá algumas informações sobre ele. Procure se informar para qual tipo de trabalho você está audicionando – especialmente se você está de acordo com os termos e tem as datas livres para a realização.
Se for para um comercial, verifique qual o produto, datas de gravação, tempo de veiculação e em quais mídias sua imagem será utilizada. Se um teste para TV, se informe sobre o personagem, linguagem da obra e datas. Para teatro ou cinema também é fundamental saber bem qual sua personagem, verificar quando o trabalho acontece e quais as datas de ensaio e preparação. Sempre verifique se o cachê está de acordo com o que você necessita e acredita ser justo.

2 – Estude bem o texto

Quando digo “estudar o texto”, não é apenas decorá-lo. Decorar texto qualquer um consegue, isso é o mínimo que um ator tem que fazer. Um diretor não está em busca de “decoradores de texto”, ele está querendo um artista que compreenda sobre o próprio trabalho, um ator capaz de criar e dar vida a um roteiro. Então pesquise bem seu personagem, decore bem as falas, crie de forma profunda e criativa seu papel, sem medo de errar. Todos gostam de atores que se arriscam.

3 – Vá arrumado de maneira adequada

Em testes de elenco jamais podem chegar de maquiagem exagerada, com cabelo muito trabalhado ou com roupas espalhafatosas. O produtor quer ver o ator como ele é. Então, se arrume da seguinte forma:
– camiseta básica de manga curta, sem estampas (a não ser que seja solicitado outro tipo de vestimenta, como camisa, por exemplo), calça básica (jeans é ótimo) e tênis confortável. Evite estampas, transparências, babados, brilhos, etc.;
– cabelo natural, sem muito gel ou creme de pentear (pode passar para dar aquela “domada” nos cachos, mas não exagere a ponto de ter aquela aparência de cabelo molhado);
– maquiagem básica (e quando digo básica, é básica mesmo): corretivo nas espinhas e olheiras, hidratante labial sem brilho e um pó. Lembre: se informe se há maquiador ou não no teste, se houver maquiador aí você deve ir de cara lavada, sem absolutamente nada. Nunca, eu disse nunca use batom com cores fortes, delineador, sombra, blush, etc… O básico demonstra profissionalismo.

4 – Cumprimente todas as pessoas

Parece uma dica boba, mas educação é bom e todo mundo gosta. Quando você chega num teste, seja gentil, sorria para as pessoas que irão te receber, seja educado e polido com os profissionais e com os atores que estão competindo pelo mesmo papel. As pessoas percebem quando alguém tem uma energia legal e é educado, ninguém quer trabalhar com um ator que se acha a estrela.

5 – Esteja disponível para ser dirigido

Se você demonstrar que estudou bem o texto e tem domínio do que está fazendo, muito provavelmente o diretor do teste vai pedir para você fazer alterações na sua forma de interpretar. Isso é feito para ter a certeza de que você é um ator aberto a mudanças, fácil de ser dirigido e atento ao que um diretor solicita. Se abra para o que lhe for pedido e demonstre que você não interpreta apenas de um jeito, mas que você é capaz de mudar a forma de interpretar de acordo com o que pede o diretor.

E aí, gostou das dicas? Você também pode conferir os 10 passos para se tornar ator/atriz clique aqui

Diz pra gente no campo de comentários se você já fez teste de elenco, se já sabia dessas dicas ou se são novidades para você!