Blog Projeto Passarela

Voltar

Como Construir um Personagem?

Saiba como encontrar referências para exercer o seu trabalho

Por Bia Franco @biafrancoreal

Você já deve ter se deparado com interpretações de atores e atrizes tão bem feitas que se perguntou o que aquele profissional fez para atuar tão bem? Qual o processo? Como construir um personagem?

Seja no teatro, TV, cinema, entre outros, antes mesmo do “ação” ou da cortina se abrir, o trabalho do ator começou muito antes – às vezes antes mesmo de receber o roteiro em mãos.

A pesquisa e o processo que conhecemos como “laboratório” – experiência presencial que auxilia o ator a vivenciar experiências iguais ou similares de seus personagens – são fatores fundamentais que auxiliam a como construir um personagem. A partir daí, o ator leva consigo uma bagagem de ações e emoções que são capazes de passar a verdade em cena. E é a partir dessa verdade que convencem o espectador de que aquilo é real.

Além do laboratório, o elenco pode contar muitas vezes com um preparador de elenco. Este profissional está ali para auxiliar o ator através de técnicas e exercícios que estimulem a sua interpretação.

Outra maneira de conseguir fazer uma boa interpretação é trazendo na composição de seu personagem algumas memórias pessoais. Isso não significa que precisa ser algo que necessariamente o ator viveu ou faz. Um bom exercício é observar as pessoas ao seu redor, na rua, numa padaria, num shopping, nas escolas, em todos os lugares. Como elas se comportam no dia a dia? Qual a maneira de andar? Como elas falam? Comece a reparar na individualidade de cada pessoa. Quando você se der conta, terá uma bagagem enorme de memórias para te ajudar a compor o seu personagem.

Gostou dessas dicas de como construir um personagem? Não perca também este artigo que fala sobre Como o Talento Deve se Vestir Para um Teste de Elenco?