Blog Projeto Passarela

Voltar

A importância do teatro na formação do artista

Conheça os benefícios dessa arte milenar por Francine Galbier

Se você pretende seguir carreira artística, seja na atuação, música, dança ou artes plásticas, ou se então deseja ser um comunicador e trabalhar apresentando programas, aqui vai uma dica valiosa: se matricule em um curso técnico de teatro. É claro que para aqueles que sonham em atuar no cinema ou na TV esse se trata do primeiro passo natural. Mas mesmo os que querem seguir outras áreas deveriam ter essa experiência e formação porque há muitas coisas que só o tablado ensina pro artista.


foto: (Larissa Manoela em “A noviça Rebelde”)

Gosta de cantar e quer construir uma carreira na música? Pois o teatro irá te ajudar a desenvolver, controlar e cuidar muito bem da sua voz já que ela será uma das suas principais ferramentas de trabalho em espetáculos. Você aprenderá, por exemplo, a como projetar a voz para que o público te escute perfeitamente em ambiente grande e espaçoso sem o auxílio de microfone, o que exige muita técnica para não machucar as cordas vocais porque projetar é bem diferente de gritar.

Outro ponto essencial é entender o que é o diafragma e como respirar corretamente através dele. No teatro você irá fazer inúmeros exercícios para fortalecer ao máximo esse músculo estriado esquelético que é, na verdade, o principal responsável pela sua respiração. Com desenvoltura em interpretação, suas performances vão ser muito mais atrativas passando emoção pro público, e acredite: o elemento cênico no palco é capaz de te destacar muito mais do que você imagina. E, por fim, você ainda pode se aventurar em espetáculos musicais, que é a área de teatro que mais movimenta público hoje no Brasil.

Para quem ama a dança, o teatro também ajuda? Sim e muito! Outro pilar desenvolvido no tablado é a chamada “consciência corporal”. Você aprenderá a conhecer o seu próprio corpo, todas as habilidades incríveis de que ele é capaz e como expressar suas emoções apenas com ele, sem precisar falar nada. Desenvolver uma maior consciência corporal junto com um bom domínio de interpretação e expressão irá te ajudar a passar emoção através da dança, algo que também faz toda diferença para o público que assiste um espetáculo de dança e também para o artista que executa uma coreografia. E, é claro, também é possível trabalhar com espetáculos musicais.

Quem ama artes plásticas pode se perguntar: “Bom, e no meu caso? Como o teatro poderia me ajudar?”. Estimulando muito a sua criatividade. Quem trabalha com criação, seja com desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, etc, está sempre em busca de inspiração para novas obras e isso é algo que o tablado pode te oferecer com fartura. Cada aula é uma cápsula de estímulo criativo para sua imaginação. Além disso, você poderá desenvolver mais ainda sua concentração e disciplina.

E para quem deseja modelar ou trabalhar como comunicador também só há vantagens em estudar teatro. É o espaço ideal para desenvolver uma postura segura na hora de se comunicar e até para improvisar quando necessário, além dos benefícios gerais que estudar teatro traz para todas as pessoas – independente da área artística que pretende seguir porque ali você vai aprender algo muito valioso para sua vida: empatia e trabalho em equipe. Portanto, independente da sua idade e do seu sonho, pode acreditar que investir em uma formação teatral só irá te trazer benefícios.

Se você quer dar o primeiro passo na sua carreira e não sabe como começar, se inscreva na próxima seleção do projeto passarela, clique aqui.

Siga @Francinegalbier