Blog Projeto Passarela

Voltar

A importância de um Direcionamento Artístico

Identificar as habilidades e construir uma carreira sólida

Por Cíntia Calizotti Marconatto

Um dos principais desafios e até mesmo uma grande dificuldade que os talentos e seus pais apresentam quando entram na área artística é conseguir identificar as habilidades e saber como desenvolvê-las. Noto esse empasse principalmente quando o talento ainda é criança e está se descobrindo. Além da descoberta, há também muitas dúvidas: por onde começar, o que fazer, o que estudar, onde se cadastrar, como fazer a gestão da carreira e assim por diante.

Já os adolescentes, jovens e adultos muitas vezes sabem o que querem, mas não sabem como e com quem contar para desenvolver a carreira. E ainda existem os artistas que já estão trabalhando na área mas acabam ficando um pouco perdidos sobre todo o universo que o cerca e como administrar tudo isso.

O direcionamento artístico tem como objetivo identificar as habilidades artísticas de um talento, buscar maneiras de potencializa-las e planejar de forma estratégica os passos que o talento deve seguir para desenvolver e construir sua carreira.

Muitas vezes a sede artística e de ser um artista é tão grande que o talento atira para todos os lados ao mesmo tempo e acaba não focando em uma coisa, nem em outra. A função do direcionamento artístico é, através de uma entrevista, identificar de forma precisa o perfil do talento e o que ele tem como prioridade na área artística – que muitas vezes ele ainda não conseguiu identificar – seja o interesse, a paixão ou a habilidade. Depois deve ser analisado se o talento está capacitado para atuar no segmento artístico que deseja ou se ainda precisa desenvolver mais suas aptidões. Para isso existem os profissionais ou cursos que são condizentes para cada talento e momento artístico em que ele vive.

Por último deve, ser feito um diagnóstico do que esse talento precisa para engrenar na carreira artística que deseja. Nesse momento que entra um direcionamento específico para cada situação, ramo artístico, idade ou momento de carreira e de vida.

Alguns talentos estão apenas iniciando. Para isso, é preciso um direcionamento sobre os primeiros passos e qual caminho percorrer para não entrar em furadas e acabar desistindo por frustração e decepção. Alguns talentos querem, por exemplo, iniciar na carreira musical. Nesse caso podemos observar várias questões técnicas, burocráticas e de gestão que o artista deve saber além de ter o talento e a habilidade na música. Para os que já estão inseridos no meio, mas precisam de ajuda para fazer a gestão da carreira, também é necessário entender como fazer ou com quem fazer.

O grande segredo é que sozinho é muito mais difícil, por isso existem profissionais capacitados para cada área e momento da carreira de um artista -para que esse atinja e permaneça com uma carreira sólida e de sucesso.

Leia esse artigo do blog que vai te ajudar sobre o início de uma carreira artística: Como começar? Ator, modelo, youtuber… Entenda alguns caminhos que você pode seguir para se destacar. Clique aqui!