6 dicas de improvisação para atores

Projeto Passarela

Muitas vezes, os atores precisam improvisar durante a atuação e encenar algo sem qualquer ensaio anterior. Isso nem sempre é fácil, principalmente para aqueles que ainda não têm muita experiência ou ainda não estão muito confiantes na sua performance. E mesmo que a improvisação para atores esteja relacionada à espontaneidade, esse tipo de atuação exige habilidade e bastante treino.

Hoje trouxemos 6 dicas para ajudar atores nisso! Confira:

Faça aulas de improvisação para atores

Geralmente, a maioria dos cursos de teatro já trazem aulas de improvisação, afinal, esse recurso é de extrema importância para os atores. Essas aulas consistem basicamente em jogos e exercícios a partir de temas e regras propostas pelo professor, que servirão para estimular a criatividade e proporcionar mais jogo de cintura e rapidez ao artista. Existem várias técnicas e recursos mesmo para a hora do improviso e é importante que os atores aprendam isso com profissionais que entendem do assunto.

Saiba aproveitar os momentos de silêncio

Quando um ator para de falar durante a improvisação, ele espera que outro entre em cena, portanto, é preciso que todos estejam atentos para não deixar o silêncio mais tempo do que o necessário. O ator deve prestar atenção quando o outro dá a deixa para que ele interaja, por isso, agilidade é essencial para que não haja furos que comprometam o andamento da apresentação!

5 dicas para atuar melhor


Crie bons personagens

É interessante ter em mente um personagem com o qual já esteja habituado, sabendo como é sua personalidade, seu jeito de falar e de agir. Isso facilita para que, em uma situação de improvisação, o ator já tenha pelo menos uma ideia de que direção deve seguir e não se sinta perdido. Basta usar a criatividade e a inspiração para criar um bom personagem!

Seja engraçado

Essa é uma dica que precisa ser usada com moderação. É preciso que o artista esteja atento para que aquilo que ele considera engraçado não seja ofensivo para alguém que assiste, como tiradas preconceituosas ou que tratem de temas delicados. O humor que surge naturalmente é sempre mais engraçado do que uma piada forçada.

Carreira artística – Entenda a importância de definir objetivos a curto e a longo prazo!


Ouça o outro e siga o fluxo

Se outro ator ficar responsável por dar início a cena, é importante que sua ideia não seja rejeitada. Por mais que a escolha aparentemente não seja a melhor ou soe estranha, é preciso seguir o fluxo e dar sequência sem negar o que outra pessoa criou. O ator deve estar preparado para ouvir o colega e ser solidário, entrando no jogo que lhe for proposto.

Divirta-se em cena

A liberdade que a improvisação proporciona aos atores deve ser aproveitada! Relaxamento e confiança são fundamentais para que o artista seja natural e consiga brincar com a situação. A segurança para improvisar certamente virá com o tempo, mas o ideal é o que ator entenda que essa atividade também pode ser bastante prazerosa e divertida.

7 dicas para te ajudar a decorar textos


Gostou das dicas sobre improvisação para atores? Você sabia que, além de várias dicas como essa, o Projeto Passarela realiza seleções de talentos por todo Brasil? Visite
nossa página e conheça melhor nossas seleções!

Abraços 😀

Wendy – Projeto Passarela

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Gostou deste ?

Nós temos muito mais para você!

Junte-se ao nosso time de assinantes, deixe abaixo seu nome e e-mail
assim que tivermos novidades iremos te avisar!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Deixe uma resposta

Fechar Menu