Blog Projeto Passarela

Voltar

10 Passos para se tornar ator/atriz

Saiba o básico para iniciar nessa profissão

Por Diego Duda

Muita gente sonha com a carreira de ator ou atriz. Há quem se encante pelos holofotes, outros sonham com a fama ou ainda há aqueles que têm um desejo inexplicável, uma força que os impulsiona a interpretar. O fato é que trabalhar nessa área exige muito esforço, muita dedicação e uma boa dose de paciência. Confira aqui dez passos sobre como se tornar ator/atriz:

1 – LEIA

Se você tem o desejo de se tornar um ator/atriz, significa que você quer ser um artista. A profissão de artista é incrível, porém exige uma alta carga de conhecimento. Uma forma excelente de começar é lendo bons livros que permeiam a profissão. Sejam peças de teatro, roteiros cinematográficos ou livros técnicos sobre o assunto, um ator deve sempre estar bem informado. Separei três livros pra você começar, todos eles são fáceis de encontrar versões físicas e digitais:

  • O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
  • A Preparação do Ator, de Constantin Stanislavski
  • O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues

2 – ASSISTA BONS FILMES

Você quer trabalhar como ator? A regra de se alimentar com uma boa leitura vale também para bons filmes. Procure conhecer grandes obras cinematográficas de vários países diferentes. Você vai ver que tem muita produção excelente que você talvez nem imaginava gostar. É muito importante que o aspirante a ator conheça o cinema e, principalmente, amplie o leque de conhecimento sobre os bons atores e atrizes que têm renome na sétima arte. Aqui vou deixar quatro sugestões de filmes excelentes (ah, lembre de dar preferência sempre a assistir ao filme com legendas e áudio original, afim de captar melhor o trabalho dos atores. Veja também a classificação indicativa):

  • O Auto da Compadecida (Brasil)
  • Sociedade dos Poetas Mortos (Estados Unidos)
  • Lion – Uma Jornada Para Casa (Austrália, Reino Unido, Estados Unidos)
  • Corra Lola, Corra (Alemanha)

3 – VÁ AO TEATRO

Para aqueles que querem mergulhar na carreira de ator/atriz, não tem maneira melhor do que ver ao vivo o trabalho de grandes profissionais da área. Eu sempre achei (e continuo achando) impossível formar um bom ator/atriz sem fazer o artista pisar no palco. O teatro é a verdadeira escola do ator. Então procure em sua cidade quem tem feito montagens teatrais e busque assistir ao vivo. Se no local onde você mora não acontece esse tipo de evento, procure filmagens ou registros de boas peças na internet. O Brasil produz coisas incríveis no teatro, tenho certeza que você vai se divertir muito. Busque nomes como Felipe Hirsch, Antunes Filho, Antônio Araújo, Denise Stoklos, José Celso Martinez Corrêa e tantos outros…

4 – FAÇA CURSOS ONLINE

Você pode iniciar sua caminhada artística de estudos na área com bons cursos online. Existem inúmeras possibilidades de estudo e, para o ator, a internet só tem ajudado. Busque conhecimento em plataformas online e com profissionais competentes e reconhecidos. Se bem utilizada, a educação à distância é uma ferramenta poderosa nas mãos do aluno com desejo de crescer.

5 – FAÇA CURSOS PRESENCIAIS

Claro que os cursos online ajudam bastante, especialmente na parte teórica da profissão e na prática individual. Mas a gente não pode esquecer que a arte do ator é fundamentalmente a arte da troca, da relação com o outro, do olhar, do toque. Portanto, é muito importante que você busque também cursos presenciais para desenvolver a interatividade com outros estudantes e aprenda a se relacionar em cena. Obviamente que, estando em isolamento social, esse tipo de aula fica limitada. Mas mantenha contato com escolas presenciais pois, assim que nossa vida se normalizar e as relações puderem voltar e ter o toque, as aulas de teatro vão te transformar realmente no ator/atriz que quer ser.

6 – ESQUEÇA A FAMA

A fama depende de muitos fatores que não têm relação direta com o trabalho do ator: sorte, oportunidade, cair na graça do público, etc… inclusive muita gente famosa não é ator/atriz. Então se seu objetivo final de vida é ser famoso, não busque a profissão do ator. Quem quer ser artista do palco deve ser alimentado por um desejo mais profundo do que a fama. A gente não empresta nosso corpo e nossa alma a um personagem para que as outras pessoas nos amem e nos aplaudam. O trabalho do ator é o da humildade, e um verdadeiro artista compreende isso e sabe que fama vem por consequência de um trabalho reconhecido. Isso se a fama vier. Se não vier, tudo bem também, porque dá pra viver bem de arte sendo uma pessoa dedicada e disciplinada.

7 – PESQUISE BONS PROFISSIONAIS

Imagina que eu quero ser um advogado de sucesso. Ora, nada mais natural do que eu pesquisar na internet grandes advogados, casos famosos e entrevistas com pessoas de renome na área. Na arte do ator é a mesma coisa. Procure na web gente que fale da profissão de ator, busque entrevistas com grandes atores e atrizes e se alimente das informações de pessoas que estão trilhando esse caminho a mais tempo que você.

8 – FAÇA TEATRO NA SUA COMUNIDADE

Quantos grandes artistas iniciaram suas carreiras porque descobriram sua paixão pela arte por cantaram no coral da igreja, ou porque faziam teatro no clube da comunidade. Procure na sua comunidade onde existem atividades que você possa participar, sejam um grupo de teatro na igreja, na escola ou mesmo um grupo de amigos que tenha os mesmos interesses que você. Se você nunca fez teatro na vida, vai ganhar muito em procurar locais que possam te dar essa oportunidade.

9 – FAÇA CONTATOS

Pode parecer difícil fazer contato com pessoas da área das artes, mas na verdade é mais fácil do que você imagina. Se você frequentar o teatro, por exemplo, já vai fazer contato com pessoas que normalmente frequentam e tenho certeza que você vai fazer algumas amizades que tenham o mesmo interesse que você. Outra dica é procurar na internet por profissionais das artes que possam buscar por atores: diretores de teatro, professores, produtores de elenco… comece a seguir essas pessoas nas redes sociais. Por fim, sempre dou a dica de procurar cursos de jornalismo, cinema, rádio e tv ou publicidade e conhecer os estudantes. Normalmente eles estão em busca de atores iniciantes para filmarem seus trabalhos. É um ótimo método para fazer contatos e, de quebra, construir um portfólio artístico.

10 – TENHA PACIÊNCIA

Estamos falando aqui de uma profissão que necessita muito estudo, muita dedicação e muita, mas muita paciência. Um ator não se forma da noite para o dia, são muitas vezes anos de preparação para formar um ator ou atriz profissional. Tenha calma, vá de acordo com suas possibilidades e seja paciente para compreender que os resultados são colhidos com o tempo.

Gostou das dicas? Se você quer iniciar sua carreira do jeito certo, pode buscar o apoio do Grupo MGT. Clique aqui e saiba como a gente pode ajudar você.