Blog Projeto Passarela

Voltar

A Importância dos Pais na Carreira dos Filhos

Aprenda quais são os papéis dos fundamentais dos pais no mundo artístico
Por Marcelo Germano

Quando jovem sempre fui muito sonhador e acreditava que tudo poderia ser realizado sem nenhum planejamento – fato normal pela minha imaturidade. Com o passar dos anos a vida me ensinou bastante e aprendi que não conseguimos realizar absolutamente nada sem planejamento, e que o fato de viver nossos sonhos sem apoio e sem feedback por parte das pessoas mais experientes, torna a caminhada mais difícil.

Portanto, como gestor artístico e pai, recomendo que no início desse processo de conhecimento artístico você esteja ao lado do seu filho como uma bússola que mostra os melhores caminhos e que o ajude para que ele não se perca em sua impulsividade em querer “dar certo” do dia para a noite – o que não existe nem meio artístico, nem lugar algum. Cabe a nós, pais, colocarmos nossos filhos com os pés no chão.

Preparei algumas dicas simples para ajudá-los neste processo de pais e filhos, pois a sabedoria de um pai somada à energia de um filho, é um divisor de águas na vida dos talentos.

Dica 1 – Ajude o seu filho a encontrar sua identidade

Quando desconheço os degraus do sucesso que seguem um planejamento de encontrar o meu chamado, adquirir conhecimento, me tonar expert em algo e aplicar tudo isso em minha vida, os filhos enlouquecem os pais porque querem brilhar nos palcos do mundo mas não sabem por onde começar, e, como os pais também não sabem, tudo isso se torna um confronto dentro de casa. Isso acontece porque devemos focar no início de uma carreira artística, no que realmente importa – que é a sua identidade. A identidade de um filho é quando ele sabe o que ele representa para o mundo; sabe que a vida dele vale mais do que qualquer teste; que tudo tem seu tempo; não se compara – pois entende que é único – e nós, pais, fortalecemos essa crença todos os dias na vida dele através de palavras, exemplos e atitudes.

Dica 2 – Ajude seu filho a ter hiperfoco

Em um mundo onde podemos ter o conhecimento na palma da mão, a grande dificuldade é focar em uma coisa só e criar uma conexão profunda sobre um determinado assunto. Hoje nossos filhos não conseguem criar conexões mais fortes – como nós pais muitas vezes também não – e é muito importante que eu consiga fazer uma coisa de cada vez e bem feita, com paixão, para que eu possa me conectar com o meu sonho e sentir o que estou fazendo. Hiperfoco é o nome do jogo que o artista deve jogar. Quem conseguir isso, será mestre no futuro, em qualquer área que desejar seguir.

Dica 3 – Ajude seu filho a estudar o que ele ama

O melhor remédio para a ansiedade dos filhos é fazer com que eles estudem e façam um curso sobre algo dentro da área que amam. Seja na música, dança, teatro, moda ou até mesmo nos bastidores artísticos – pois isso tudo dará pertencimento a eles. Fará com que compreendam que estão dentro da sua tribo (daqueles que estão avançando rumo aos seus “micro sonhos” e no futuro tornam-se macro). Hoje, com o surgimento de cursos online, não há mais desculpas para inserirmos nossos pequenos em novas atividades. É preciso calma e atitude para começar.

Dica 4 – Não ficar angustiado pelos testes que não aparecem

Ensine seu filho que nossa vida é feita de ciclos: hora de aprender, hora de ser mestre, hora dos palcos, hora dos bastidores, momento de levar “sim”, momento de levar “não”… A vida é assim mesmo. Nem tudo irá acontecer no tempo que seus filhos gostariam, mas no tempo que devem acontecer -conforme a dedicação de cada um. Aprendam, pais, que nós somos ferramentas na vida deles mas eles é que irão executar a obra. Não fiquem angustiados, olhem a sua própria vida, quanto tempo levou para conquistar as coisas que você gostaria e muitas vezes ainda não conquistou, isso irá acontecer com seus filhos também e… Quer saber? Isso é importante para o processo.

Dica 5 – Seja pai e gestor

Nós como pais temos a nossa vida, mas em alguns momentos podemos colaborar com a carreira de nossos filhos mesmo sem conhecer absolutamente nada da área artística. Se você está seguindo meus conselhos no processo de gerenciamento como: colocar em um bom curso, escolher uma boa agência, montar o mídia kit do filho para apresentar às empresas que desenvolvem publicidade, realizam eventos e buscam artistas e influenciadores, participa do Programa de Excelência do Grupo MGT para dar alta performance ao filho, lê os artigos do blog – como as dicas de Como Ser Ator e Atriz que o gestor educacional e internacional do Grupo MGT Diego Duda escreveu, isso tudo estará fazendo com que o seu filho se desenvolva e cresça, mas não esqueça do principal: ser pai. Aquele, que independente dos resultados, está sempre ao lado torcendo e batalhando pelas suas vitórias e dando colo nos momentos de derrota.

Quando o seu filho achar que está dando “tudo errado”, você simplesmente precisa dizer: Fique tranquilo, estou aqui. Eu sou seu pai/ eu sou sua mãe. Tudo vai ficar bem.